Direito



Turno Duração Titulação
Matutino/Vespertino/Noturno 10 semestres Bacharel

Perfil do Curso

   A grande área de ciências sociais aplicadas, onde inclui-se o Direito,   contribui com seus profissionais, de maneira significativa para o desenvolvimento de uma nação, pois acredita que o alcance de um estado considerável de conhecimento/segurança jurídica/qualidade de vida, constituem-se em  um  dos  pilares para  o  desenvolvimento  humano, tal como a educação, a segurança pública e o acesso ao trabalho e ao lazer.

   Assim, são objetivos do curso de Direito da FARO oferecer por meio da interdisciplinaridade efetiva em economia, política, filosofia, sociologia e metodologia um olhar diferenciado e uma melhor compreensão dos fenômenos jurídicos. Concatenando uma visão humanística e legalista e integrando-a a realidade social onde desempenhará papel fundamental na consolidação da distribuição da justiça, respaldada em uma formação sólida.

   Despertar o senso crítico nos acadêmicos de direito a fim de que possam avaliar as transformações sociais dentro de um Estado democrático de direito, e que tenham a sensibilidade de analisar as informações quer seja sob a ótica do cidadão, quer seja como operadores do Direito e possam contribuir, incisivamente, na construção de políticas públicas que busquem o aperfeiçoamento das Instituições e da própria democracia;

   Vivenciar, cotidianamente, a ligação entre teoria e a prática através do manuseio dos textos teóricos e dos casos práticos, extraídos de autos processuais, que possibilitem aos futuros bacharéis em Direito terem uma compreensão dos termos técnicos empregados, bem como, se tornem aptos a interpretar os textos legais quer seja no âmbito local, regional ou federal, tornando-os capazes de exercer não só atividades voltadas à advocacia como também, às profissões jurídicas privadas e/ou públicas.

Perfil do Egresso

   O acadêmico egresso do Curso de Direito da FARO deverá atender não só o mercado carreiras privadas como também o mercado de carreiras públicas tendo seu embasamento de conhecimento moldado  dentro da estrutura da grade curricular proposta que lhe dará uma visão ampla e consistente de todas as áreas do direito, não só no seu contexto teórico como prático e dentro das habilidades enunciadas pela legislação pertinente referenciada no início.

   Nessa trajetória de ser homem, em seu não acabamento permanente, é necessário para o operador do direito a aprendizagem de competências que envolvem processos que se imbricam no processo educativo:

  • Aprender a conhecer - visa o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, pode ser considerado simultaneamente como um meio e uma finalidade da vida humana.

   Envolve o aprender a aprender, com a utilização do conhecimento e métodos (metodologias) que sistematizem o agir, o pesquisar, o educar e o administrar.

Aprender a fazer – visa à formação do profissional.

Envolve:

  • • Preparo técnico e profissional,
  • • Habilidade de trabalho em equipe
  • • Capacidade de iniciativa e criatividade
  • • Processo decisório
  • • Capacidade para investigação científica.

Aprender a conviver – visa transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana, levando as pessoas a tomarem consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta.

   Envolve o desenvolvimento de projetos em comum que engendram a solidariedade, o assistir, o administrar, o pesquisar e o educar.

Aprender a ser - visa o desenvolvimento total da pessoa – espírito, corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade.

   Envolve o preparo para o pensamento autônomo, para o conhecimento e a compreensão de si, do outro e da visão crítica da vida.

   Essa concepção sinaliza para a formação do bacharel em direito, profissional que cuida, produz conhecimentos e utiliza-os, que aprende a realidade e a transforma em defesa da qualidade de vida e promoção da justiça.

 Informações
Coordenação de Direito

direito@faro.edu.br
(69) 3217-5140

Matriz Curricular
Acesse aqui a matriz curricular do curso (formato.pdf)