Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista FAROCIENCIA?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA FARO

 

A Revista Eletrônica Multidisciplinar FAROCIÊNCIA, da Faculdade de Rondônia - FARO é uma revista eletrônica multidisciplinar, que contará com publicações de docentes e discentes da Faculdade de Rondônia, assim como da comunidade científica em geral. As colaborações poderão ter o formato de artigos de revisão e original.

 

Os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial e remetidos ao parecer do Conselho Científico somente quando apresentarem originalidade, espírito acadêmico, formato científico e as seguintes especificações:

 I. DO MATERIAL A SER APRESENTADO

 

1. DA FORMATAÇÃO DO TEXTO

 

Os textos devem ser enviados em WORD de acordo com as seguintes normas:

Utilizar Fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, sem tabulação ou espaços no início dos parágrafos, mantendo espaçamento 1,5 entre linhas.

A configuração de pagina exigida é:

a) Formato do Papel: A4

b) Margens: 3 cm para esquerda e superior 2 cm para direita e inferior.

 

2. DA IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR E DO TÍTULO

 

I. O título do texto deve ser escrito da seguinte maneira: Fonte Times New Roman, tamanho 12 e centralizado.

II. O nome do autor deve ser escrito da seguinte maneira: Fonte Times New Roman, tamanho 11, alinhado à direita, com nota de fim de texto identificando a titulação e a vinculação profissional/institucional do autor.

 

3  NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

3.1 ARTIGO

 

O artigo deverá ter o mínimo de 10 e o máximo de 25 páginas, sendo acompanhado de resumo e de abstract de no máximo 250 palavras cada e de três palavras-chave em português e inglês.

Esses dados deverão constar no parágrafo abaixo do nome do autor e antes do início do texto.

 

Forma dos manuscritos

O Manuscrito em PORTUGUÊS deverá seguir a seguinte sequência:

 

TÍTULO em português; RESUMO (seguido de Palavras-chave não incluindo palavras do título); TÍTULO em inglês; ABSTRACT (seguido de Keywords não incluindo palavras do título); 1. INTRODUÇÃO (incluindo revisão de literatura e o objetivo); 2. MATERIAL E MÉTODOS; 3. RESULTADOS e DISCUSSÃO; 4. CONCLUSÃO; 5. AGRADECIMENTOS (se for o caso) e 6. REFERÊNCIAS (alinhadas à esquerda e somente as citadas no texto).

 

O manuscrito em INGLÊS deverá obedecer à seguinte sequência:

TÍTULO em inglês; ABSTRACT (seguido de Keywords não incluindo palavras do título); TÍTULO em português; RESUMO (seguido de Palavras-chave não incluindo palavras do título); 1. INTRODUCTION (incluindo revisão de literatura e o objetivo); 2. MATERIAL AND METHODS, 3. RESULTS e DISCUSSION; 4. CONCLUSION; 5. ACKNOWLEDGEMENT (se for o caso) e 6. REFERENCES (alinhadas à esquerda e somente as citadas no texto).

 

 

EXEMPLIFICAÇÃO NORMAS PARA REFERÊNCIAS E CITAÇÕES (TIPOS MAIS COMUNS):

 

ARTIGO DE PERIÓDICO:

 

DINIZ, E.R.; SANTOS, R.H.S.; URQUIAGA, S.S.; PETERNELLI, L.A.; BARRELLA, T.P.; FREITAS, G.B. de. Crescimento e produção de brócolis em sistema orgânico em função de doses de composto. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.32, n.5, p.1428-1434, set./out. 2008.

 

LIVRO:

 

a) Livro no todo:

FERREIRA, D. F. Estatística multivariada. Lavras: UFLA, 2008. 672p.
b) Parte de livro com autoria específica:

BERGEN, W.G.; MERKEL, R.A. Protein accretion. In: PEARSON, A.M.; DUTSON, T.R. Growth regulation in farm animals: advances in meat research. London: Elsevier Science, 1991. v.7, p.169-202.
c) Parte de livro sem autoria específica: JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Tecido muscular. In: ______. Histologia básica. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 524p.

 

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS:

 

As obras consultadas online são referenciadas conforme normas específicas para cada tipo de documento, acrescidas de informações sobre o endereço eletrônico apresentado entre braquetes (< >), precedido da expressão “Disponível em:” e da data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”. Nota: “Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes” (ABNT, NBR6023/2002, p. 4). Segundo padrões internacionais, a divisão de endereço eletrônico, no fim da linha, deve ocorrer sempre após barra (/).

a) Livro no todo

TAKAHASHI, T. (Coord.). Tecnologia em foco. Brasília, DF: Socinfo/MCT, 2000. Disponível em: < > . Acesso em: 22 ago. 2000.

b) Parte de livro

TAKAHASHI, T. Mercado, trabalho e oportunidades. In: ______. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília, DF: Socinfo/MCT, 2000. cap.2. Disponível em: < >. Acesso em: 22 ago. 2000.

c) Artigo de periódico (acesso online):
JASPER, S.P.; BIAGGIONI, M.A.M.; RIBEIRO, J.P. Avaliação do desempenho de um sistema de secagem projetado para os pequenos produtores rurais. Ciência e Agrotecnologia, Lavras, v.32, n.4, p.1055-1061, jul./ago. 2008. Disponível em: < >. Acesso em: 22 ago. 2000.

 

CITAÇÃO: PELO SISTEMA ALFABÉTICO (AUTOR-DATA) (baseado na ABNT, NBR10520/2002)

 

Dois autores - Silva e Leão (2008) ou (SILVA; LEÃO, 2008).
Três ou mais autores - Ribeiro et al. (2008) ou (RIBEIRO et al., 2008).
Obs.: Quando forem citados dois autores de uma mesma obra deve-se separá-los pelo sinal e (vogal). Se houver mais de uma citação no mesmo texto, deve-se apresentar os autores em ordem cronológica crescente, por exemplo: Souza (2004), Pereira (2006), Araújo (2007) e Nunes Júnior (2008); ou: (SOUZA, 2004; PEREIRA, 2006; ARAÚJO, 2007; NUNES JÚNIOR, 2008).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.