AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO SERVIDOR PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – CAMPUS DE CÁCERES

Gustavo Domingos Sakr Bisinoto, Silvania da Silva Ferri, Natália Talita Araújo Nascimento, Eriton Holanda de Sousa, Paulo Adriano da Silva, Sara dos Santos Medrado

Resumo


O artigo teve como objetivo analisar qual a percepção que os Profissionais Técnicos da Educação Superior da UNEMAT, Campus de Cáceres têm quanto à avaliação de desempenho. A pesquisa realizada é de natureza exploratória e descritiva com uso de questionário. Os resultados foram demonstrados em forma de gráficos para evidenciar o grau de conhecimento e concordância que os pesquisados tinham a respeito do processo de avaliação de desempenho. Foram detectadas algumas dificuldades como o nível de conhecimento que os servidores possuem em relação à avaliação e a falta de treinamento específico, o que evidência certa insegurança no processo avaliativo e a falta de motivação para tal.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Constituição. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em . Acesso em 18 de abril de 2014.

__________. Lei Complementar nº 80 de 14 de dezembro de 2000. Dispõe sobre os critérios de avaliação de desempenho dos servidores públicos civis do Estado. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2014.

__________. Lei Complementar nº 321, de 30 de junho 2008. Dispõe sobre o Quadro e Plano de Carreira, Cargos e Subsídios dos Profissionais Técnicos da Educação Superior da Universidade do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2014.

__________. Decreto nº 3.006 de 05 de maio de 2004. Disciplina a avaliação anual de desempenho para fins de progressão vertical. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2014.

__________. Instrução Normativa nº 006 de 13 de maio de 2003. Dispõe sobre a avaliação especial de desempenho do servidor público civil, no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual. Disponível em:

. Acesso em 20 abr. 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 2.ed. Rio de Janeiro. Elsevier-Campus, 2004. Disponível em:

. Acesso em 09 abr. 2014.

__________. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier-Campus, 2009.

__________. Desempenho Humano nas Empresas: como desenhar cargos e avaliar o desempenho. São Paulo: Atlas, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.

MATO GROSSO. Lei Complementar nº 04 de 15 de outubro de 1990. Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos da Administração Direta, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2014.

PEIXER, Élcio; BARATTO, Jussara Salete May. A avaliação de desempenho do servidor público. Universidade do Sul de Santa Catarina: Unisul – Setembro de 2008.

RIZZATTI, Gerson. Análise de fatores significativos do clima organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina:Contribuição para implantação do programa de qualidade. Florianópolis: UFSC/CPGA 1995. (Dissertação de Mestrado)

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: . 2012. Acesso em: 27/092014.

SANTOS, Luiz Felipe dos. Avaliação de Desempenho do Servidor Público: Entre o princípio da eficiência e as garantias do servidor-cidadão. Dissertação de mestrado Pós-graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
 |  Incluir comentário

Direitos autorais 2018 Revista FAROCIENCIA

ISSN 2359-1846

Indexadores: