O TDAH NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA SOCIEDADE NA CONTEMPORANEIDADE.

Maria de Fátima Santos da Costa, Neide Alexandre do Nascimento

Resumo


A pesquisa visa abordar o TDAH na escola na família e na sociedade na contemporaneidade.  Descrever o desenvolvimento de uma criança com TDAH na família e na escola para a vida social. A escola e a família precisam estar trabalhando juntas em parceria para um bom desenvolvimento do aluno com TDAH. A Pesquisa será feita com abordagem qualitativa, utilizando um questionário com perguntas abertas em duas escolas municipais do município de Porto Velho.

 


Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, Mônica e SILVA, Sheila Pereira dos Santos. Comportamentos indicativos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em crianças: alerta para pais e professores. Revista Digital, Buenos Aires, Ano 9, N° 62, Júlio de 2003. UNIFIEO - Centro Universitário FIEO. Acesso em 11/04/2016 ás 19:35 horas. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd62/atencao.htm.

BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: Guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. 1ª Edição. São Paulo: Artmed, 2002.

BELLI, Alexandre Amadio. TDAH! E agora? A dificuldade da escola e da família no cuidado e no relacionamento com crianças e adolescentes portadores de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade/ Alexandra Amadio Belii. —São Paulo; editora STS, 2008.

BENCZIK; Edyleine Bellini Peroni. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE. São Paulo: casa do Psicólogo,2002

BENCZIK; Edyleine Bellini Peroni; BROMBERG, Maria Cristina. Intervenções na escola.in: MATTOS, Paulo; ROHDE, Luís Augusto; Princípios e Praticas em TDAH. Porto Alegre: Artemed,2003

CUNHA, Antônio Eugênio. Afeto e aprendizagem: Amorosidade e saber na pratica pedagógica- Rio de Janeiro: wak ed.2008

DUPAUL, George j; STONER, Gary. TDAH nas escolas/ George J DUPAUL e Gary storner. São Paulo- M.Books do Brasil Editora Ltda.1° Edição 2007.

FABRIS, Glaci Apolinário. Transtorno de déficit de atenção/Hiperatividade/Impulsividade. São Paulo, Editora Quadrangular,2008.

FERREIRA, Marcos Orfeu Ribeiro. Conheça melhor seu filho, seu aluno e seu paciente. São Paulo. Novo conceito, 2012.

MATTOS, Paulo; No Mundo da Lua/ Perguntas e respostas sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: ed. Lemos 4° edição, 2005.

MAANEM, John, Van. Reclaiming qualitative methods for organizational research: a preface in administrative Science Quarterly, vol.24, nº 4 December 1979.

PHELAN, Thomas W./ TDA/TDAH- Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade- 2005- São Paulo- M. Books do Brasil Editora Ltda.

RIBEIRO, Vânia de Morais/ O TDAH na família e na sociedade: um estudo sobre os relacionamentos sociais e familiares de pessoas com Transtorno De Déficit de Atenção e Hiperatividade. / Vânia de Morais Ribeiro. - São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

ROHDE, Luís Augusto/ Princípios e Práticas em TDAH-Transtorno de Déficit de Atenção/ hiperatividade. Porto – Alegre, Artmed- 2003.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes inquietas: TDAH: desatenção hiperatividade e impulsividade.4.ed.-São Paulo: Globo,2014.

SANA, Cristiane Cador. Porque meu filho não aprendeu. Blumenau. Editora - Ekos, 2005.

SENA, Simone da Silva; NETO, Orestes Diniz. Distraído e a 1000 por hora: Guia para familiares, educadores e portadores de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. - Porto Alegre: Artmed, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista FAROCIENCIA

ISSN 2359-1846

Indexadores: