A LITERATURA INFANTIL CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DO FUTURO LEITOR

CRISTIANE MACIEL MENDES, NEIRE ABREU MOTA PORFIRO

Resumo


Este artigo busca observar a importância da literatura infantil através da revisão de literatura nos aspectos que tange ao saber como as crianças estão sendo estimuladas a adquirir o hábito de ler desde cedo para que possam ser adultos leitores. Com a literatura infantil a criança desenvolve sua imaginação, emoção e sentimento de um jeito prazeroso e significativo. Para isso, é necessário que o livro infantil seja agradável aos olhos e possua um texto encantador. O presente estudo apresenta algumas questões que serão esclarecidas através dos embasamentos teóricos como: Com quantos anos deve-se iniciam a leitura para a criança? A característica da criança com cinco anos de idade? Qual a importância da literatura infantil para a formação da criança leitora? Como evitar uma leitura desagradável? e Qual a estratégia que o professor deve usar para tornar a criança um adulto leitor? 


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione,1997.

BARBOSA, R. T. P. A leitura em dois pontos: ler e contar histórias. Releitura, n. 12, 22/ 03. Belo Horizonte, 1999.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 11.Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BORDINI, M. G. Literatura na escola de 1º e 2º graus: por um ensino não alienante.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica 6. Ed. São Paulo: Global, 1989.

CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. Literatura Infantil Estudos. Ed. Lotus S.A. São Paulo.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Como ensinar Literatura Infantil. 3. Ed. São Paulo: Discubra, 1974.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil Teoria e Prática. Ed., reformulada. São Paulo.

FRANTZ, M. H. Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

GÓES, L. P. Introdução à Literatura para crianças e jovens. São Paulo: Paulinas, 2010.

LITERATURA INFANTIL. Contexto Histórico da Literatura Infantil. Disponível em: https://sites.google.com/site/literaturainf2014/contexto-hitorico-da-literatura-infantil Acessado em: 20/04/2016

MORIC, R. O livro como meio de informação. Informe 4, 22 outubro de 1974- Secção Tcheca do IBBY.

MUNDO DO ABC. Fases do Desenvolvimento Infantil 0 a 6 Anos. Disponível em: http://mundodoabc.com.br/index.php/blog/69-fases-do-desenvolvimento-infantil-0-a-6-anos Acessado em: 18/05/2016

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 9. ed. São Paulo: Global, 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários
 |  Incluir comentário

Direitos autorais 2018 Revista FAROCIENCIA

ISSN 2359-1846

Indexadores: