AVALIAÇÃO: A PERSPECTIVA DO DISCENTE

José Nilton Leite de Oliveira

Resumo


A presente pesquisa tem como porto o posicionamento crítico do aluno universitário em relação à avaliação da aprendizagem. As circunstâncias que giram em torno da avaliação desperta o interesse de vários pesquisadores, não obstante a maioria das pesquisas serem realizadas sob a ótica dos docentes, das instituições de ensino, do governo, dos teóricos e pouco, ou muito pouco tendo o aluno como o âmago da questão. Avaliar é um ato complexo que tem que ser feito com responsabilidade e comprometimento ético e moral. A busca por respostas para saber como é que o discente vê e entende o processo de avaliação da aprendizagem desenvolveu-se a partir de um estudo bibliográfico entre os mais conceituados teóricos e pesquisadores da contemporaneidade e dados colhidos através de questionário, numa amostra de sessenta universitários de uma instituição de ensino superior, no município de Porto Velho-RO. Após a análise, verificou-se que os alunos compreendem a importância da avaliação e entendem que é fundamental para a aprendizagem. A interação entre os atores desse processo – docente e discente – faz a educação acontecer e o diferencial é o grau de comprometimento do docente. Assumindo esse compromisso faz com que ele pense no que pensa o discente.


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Referências


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