CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DA ENGENHARIA NA CONSTRUÇÃO DE PONTES

ARIEL DA SILVA BELARMINO, CARLOS EDUARDO LEITE RODRIGUES, CLAUZERINO FERREIRA MAFORTE JÚNIOR, GABRIEL VIANA XAVIER, MARCELO LOPES DE CARVALHO, YURI RENAN PROCOPIO DOS SANTOS PINTO ZOLET, PAULA FERNANDA PIO MACÊDO BENARROSH

Resumo


Este trabalho apresenta um levantamento bibliográfico e histórico sobre as técnicas construtivas utilizadas ao longo do tempo na construção de pontes, estas que tinham grande importância que variavam desde estratégia de guerra até o fortalecimento do comercio pois devido as pontes foi possível acessar lugares e estabelecer novas relações comercias com vilas vizinhas. Com o passar do tempo novas técnicas foram descobertas que diminuíram o tempo de construção e aumentaram a resistência, novos matérias foram empregados como pedra e ferro, com a expansão das construções de ponte ocorreu que o conhecimento da arte de construir pontes era quase que detido exclusivamente pela igreja. Quanto mais o tempo passava novos materiais eram empregados, até que chegou ao ponto em que o ferro e o aço entraram como uns dos materiais principais juntamente com o concreto na hora de construir ponte. Assim foram desenvolvidas técnicas de construção em arco, esta nova forma, permitiu uma construção mais leve, mais barata e mais eficiente.

 


Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, T.M.G. Cronologia do Uso dos Metais. Portal Metálica: Construção Civil. São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em 15 jun. 2016.

COSTA C.M.R. Comportamento Estrutural de Pontes em Arco de Alvenaria de Pedra. Porto, 2009.

JESUS, J.J.C. Caraterização Geométrico-Estrutural de Pontes em Arco de Alvenaria na Região de Bragança. São Paulo: Instituto Politécnico de Bragança, 2013.

KRIPKA, M.; PÉREZ, C.A.S.; MEDEIROS, G. F.Uma ponte para o futuro: competição de pontes de espaguete como uma experiência didática nas escolas de Ensino Médio. Recife: XIII CIAEM-IACME, 2011.

LAZZARI, P.M. Estudo de Projeto Estrutural de Ponte Rodoviária em Arco Inferior em Concreto Armado no Município de Saudades/SC. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

LIMA, F.A.A. A ideia de cidade no renascimento. FAU-USP.Tese de Doutorado – História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo. SÃO PAULO, 2012.

MARCHETTI O. Pontes de Concreto Armado. São Paulo: Editora Blucher, 2008.

PFEIL, W.C.; PFEIL, M. S. Estruturas de Aço dimensionamento prático. 8. ed. Rio de janeiro: p.627, outubro de 2008.

REVISTA Brasil Construção. 2. ed.. Rio Grande do Sul, 2014.

RYALL, M.J.; PARKE, G.A.R.; HARDING, J.E. The manual of bridge engineering. Institutionof Civil Engineers. 2. ed. London: Thomas TelfordLtd.,2008.

SANTOS, P.; MORAIS, M.; VARUM, H. Proposta de um método construtivo de pontes de alvenaria em arco. 1º Congresso de Segurança e Conservação de Pontes ASCP. Lisboa, 2009.

VERSCHLEISSER, R. Aplicação de Estruturas de Bambu no Design de Objetos como construir objetos leves, resistentes, ecológicos e de baixo custo. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO. Rio de Janeiro, 2008.

Disponível em:

. Acesso em: 10 mai. 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário

Direitos autorais 2018 Revista FAROCIENCIA

ISSN 2359-1846

Indexadores: