MÉTODOS E MATERIAIS SUSTENTÁVEIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

GYRLAN DA SILVA MATOS, MARIANALARISSE DE SOUSA REIS, MESSIAS NICOLAS FERREIRA DE LIMA, NAYARA VITÓRIA GUEDES DA ROCHA, TAÍSSA GONÇALVES DE CASTRO, PAULA FERNANDA PIO MACÊDO BENARROSH

Resumo


No presente estudo, pretende-se mostrar de maneira simples e de fácil compreensão novos métodos e matérias sustentáveis, afim de conscientizar e mostrar todas as vantagens que o desenvolvimento sustentável nos trás, para que a sociedade possa se desenvolver de modo sustentável, tendo como consequência diversos benefícios que esse tipo de construção pode proporcionar.A evolução da humanidade gerou uma extração de recursos despreocupada e a criação e utilização de elementos que são prejudiciais à natureza. Tendo em vista esses males que o desenvolvimento humano desajustado causa, levando em conta que a construção civil teve e ainda tem uma grande relação com esse desenvolvimento não sustentável. Percebido esse dano à natureza desse setor, houve a criação de inovações que visam a diminuição de problemas causados, além de economia em outras questões, como da água. Essa pesquisa foi realizada através de referências onde houve o embasamento teórico. As inúmeras pesquisas realizadas resultaram em uma grande absorção intelectual na área de sustentabilidade na construção civil, que estão a dispor no artigo. Ao fim é possível compreender todas as vantagens e benefícios de um desenvolvimento com base na sustentabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


Alves,W. C.: Zanella,Luciano: SANTOS, M. F. L. Sistema de aproveitamento de águas pluviais para usos não potáveis. Disponível em: . Acesso em: 14 de maio 2016.

ARASAKI, Thiago H. Materiais de construção sustentáveis. Disponível em: . Acesso em: 15 de maio 2016 às 08h14m.

BARRAL, Welber; FERREIRA, Gustavo Assed. Direito Ambiental e Desenvolvimento. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2006.

Bazzo, Walter António; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis : Ed. da UFSC, 2006.

BONFIM, Isabel Paganine. 7 Benefícios dos prédios sustentáveis. Disponível em: < http://www.cbic.org.br/sala-de-imprensa/noticia/7-beneficios-dos-predios-sustentaveis>. Acesso em: 14 de maio 2016.

Disponível em: . Acesso em 25 de maio de 2016.

Disponível em: . Acesso em: 01 de jun. 2016.

ELMOR, Silvia. Concreto Reciclado. Disponível em: . Acesso em 14 de jun. 2016.

FERREIRA, Ana Paula Alves. Sustentabilidade, o reuso da água na construção civil. Disponível em: . Acesso em: 29 de maio 2016.

FRAMAG. Você sabe como é realizada a reciclagem do concreto?. Disponível em: . Acesso em: 10 de jun. 2016.

FREITAS, Eduardo.Protocolo de Kyoto: O protocolo de Kyoto foi implantado efetivamente em 1997, quando metas de redução da emissão de gases poluentes foram estabelecidas. Disponível em:. Acesso em: 28 de março 2016.

HENDGES, Antonio Silvio. Saiba mais: Fibras vegetais, artigo de Antonio Silvio Hendges. Disponível em: < https://www.ecodebate.com.br/2010/07/28/saiba-mais-fibras-vegetais-artigo-de-antonio-silvio-hendges/>. Acesso em: 15 de maio 2016.

KATS, Greg. Tornando nosso ambiente construído mais sustentável: custos, benefícios e estratégias. Estados Unidos da América: Island Press, 2009. Secovi - SP, 2013.

LOSCHIAVO, Rafael. Telhas de Caixa de Leite. Disponível em:. Acesso em: 26 de maio 2016.

RILLO, Joaquin. Viabilidade econômica do resíduo da água na construção civil.Fonte: engenharia.anhembi.br/tcc06/civil-18.pdf acessado em 25 de maio de 2016 às 20h16m.

SIMIONI, W. I.; GHISI, E.; GÓMEZ L. A. Potencial de Economia de Água Tratada Através do Aproveitamento de Águas Pluviais em Postos de Combustíveis: Estudos de Caso. CLACS’ 04 – I Conferencia Latino-Americana de Construção Sustentável e ENTAC 04, - 10º Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, São Paulo - SP, Anais. CD Rom, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista FAROCIENCIA

ISSN 2359-1846

Indexadores: