Jornada Acadêmica de Direito 2019

20/03/2019

Vem aí a Jornada Acadêmica de Direito 2019. Quer participar? Então corra porque as inscrições vão só até o dia 13 de maio e as vagas são limitadas.

Sobre o evento

Esta edição tem como tema “100 anos da OIT (Organização Internacional do Trabalho)” e será realizado no dia 15 de maio de 2019, esperando um público de 800 a 1000 participantes.

O modelo adotado será grupos de trabalho – Gt´s, com submissão de resumos por escrito, apresentação oral de conteúdo, discussões simultâneas envolvendo diversos aspectos do Direito, em salas de apresentação de trabalho de alunos, com a participação dos professores como debatedores.

Além disso, realizaremos um painel sobre o tema da Jornada e uma sessão especial do Direito e Cinema, com um documentário sobre o assunto.

A participação na Jornada será por meio de apresentação de trabalho científico que considere o campo do direito como objeto de pesquisa, na forma de comunicação oral e podem apresentar propostas professores, alunos e egressos do curso de Direito da FARO.

A proposta deve ser enviada por meio de resumo, conforme modelo estipulado pelo edital, até 21 de abril de 2019, ao endereço eletrônico https://www.even3.com.br/jornadadireito2019, no GT escolhido, conforme instruções contidas no sistema. O resultado com os resumos  selecionados para apresentação será divulgado a partir do dia 2 de maio.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA JORNADA ACADÊMICA DIREITO 2019

Local: Campus FARO

Data: Quarta-feira- 15/05/2019

Horário: de 8h30 as 11h30:

SALAS TEMÁTICIAS  - MANHÃ

Direito e Cinema manhã: Trabalho Infantil

Júri simulado matutino

Sala temática – 01

Grupo de Trabalho 01: Temas emergentes do Direito e Processo Penal

Sala temática 02

Grupo de Trabalho 02: Constituição e Direito Empresarial: entre os fundamentos e as limitações da atividade econômica empresarial.

Grupo de Trabalho 03: Multiparentalidade e Parentalidade Socioafetiva e seus Efeitos Jurídicos

Grupo de Trabalho 04: Forma de Solução de Conflitos

Sala temática 03

Grupo de Trabalho 05: Condições dignas de trabalho para os domésticos (Convenção n. 189 da OIT).

SALAS TEMÁTICIAS  - TARDE

1º Debate Competitivo Universitário tarde

Júri simulado vespertino

Sala temática 04

Grupo de Trabalho 06: Possibilidade da penhora do salário, face a proibição absoluta prevista no CPC, para o pagamento de dívidas vencidas, sem caráter alimentar.

Grupo de Trabalho 07 A constitucionalização do Direito Civil à luz das relações negociais

Grupo de Trabalho 11: A importância sindical frente o ordenamento jurídico brasileiro.

Sala temática 05

Grupo de Trabalho 08 Novas regras para progressão de regime (Lei nº .13.769/18)

Grupo de Trabalho 09: Aspectos constitucionais da Segurança Pública e as medidas efetivas para o combate à violência no estado de Rondônia.

Sala temática 06

Grupo de Trabalho 10: ESTERILIZAÇÃO FEMININA CIRÚRGICA E O PLANEJAMENTO FAMILIAR

SALAS TEMÁTICIAS  - NOITE

Mesa Redonda noite: 100 anos da OIT – Organização Internacional do Trabalho

Júri simulado noturno A - 18h às 20h

Júri simulado noturno B -  20 às 22h

Sala temática 07

Grupo de Trabalho 12: Execução Trabalhista

Sala temática 08

Grupo de Trabalho 14: Desafios contemporâneos do Direito Internacional Penal

Grupo de Trabalho 19: Work house: casas de trabalho na origem de nossas penitenciárias

Grupo de Trabalho 22– Remição de pena pelo estudo

Sala temática 09

Grupo de Trabalho 15: Elaboração de contrato social.

Grupo de Trabalho 20: Proposta da reforma tributária do modelo brasileiro de tributação de bens e serviços.

Grupo de Trabalho 23:  Acesso à justiça: sociedade e direitos em números.

Grupo de Trabalho 26: Novas perspectivas do Direito Processual Civil

Sala temática 10

Grupo de Trabalho 16: Os Princípios No Sistema Jurídico e a Constituição

Sala temática 11

Grupo de Trabalho 17: Direito à vida e o direito de morrer

Grupo de Trabalho 21: Políticas Públicas e Direitos Fundamentais.

Sala temática 12

Grupo de Trabalho 25: O trabalho noturno e sua vedação aos menores de idade (Convenção n. 06, 138, 171 e 182 da OIT).