Engenharia Civil: exposição de maquetes sobre os modais de transporte de Porto Velho

10/05/2019

No último dia 8 de maio, os acadêmicos do 8º período de Engenharia Civil da FARO, fizeram uma exposição de maquetes no Centro de Convivência do campus da faculdade. As maquetes apresentaram diversos tipos de modais de transporte. Foram expostos projetos retratando a realidade do sistema de transporte de Porto Velho e também projetos que apresentaram soluções para os problemas logísticos da capital, promovendo a interação entre os modais de transporte.

Os acadêmicos foram orientados pelo professor Gilson de Moraes que ministra a matéria Engenharia de Transportes. Para o ele, “o objetivo da ação foi os alunos aprenderem como atua a intermodalidade de transporte, como funciona um porto, um aeroporto, como opera uma junção de modais, mais conhecido com porto seco. O propósito foi os alunos verem na prática o que aprenderam na teoria, por isso eles visitaram alguns lugares, como o porto organizado de Porto Velho, o aeroporto e algumas partes da BR”.

O acadêmico Walison Santos destacou a relevância do projeto: “essa maquete foi importante para a minha graduação por nos dar uma noção exata de como é o processo final de um projeto como esse. O nosso projeto foi bem minucioso, pegamos a parte de pavimento, viaduto, porto e inclusive até as etapas de solos conseguimos apresentar. Foi interessante, englobou diversas matérias do curso. Apesar de ter dado bastante trabalho, foi muito gratificante o resultado final”.

Para o aluno Rogerio Silva do Carmo, o trabalho realizado nas maquetes foi muito importante porque eles puderam entender a necessidade de inovar nos sistemas de transportes, que causam prejuízos tanto para o consumidor, quanto para o país.

Confira as fotos!