NAPI



A instituição de Ensino FARO - Instituto João Neórico, disponibiliza aos seus alunos, professores e funcionários o NAPI - Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional.

O NAPI atua nas questões pedagógicas e psicopedagógicas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e integração social. Assim, oferece oportunidade de crescimento socioeducacional, mediando capacitação aos docentes e trabalhando a transdisciplinaridade.

Através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico é desenvolvido o projeto de  monitoria que é exercido por acadêmicos selecionados, tendo a função de auxiliar o professor no ensino de um componente curricular, principalmente nas atividades didático-pedagógicas.

Está em andamento o projeto  para o nivelamento dos acadêmicos com dificuldades em algumas disciplinas; o referido nivelamento visa propiciar um melhor aproveitamento dos acadêmicos, desenvolvendo principalmente habilidades afetas aos conteúdos dos cursos estabelecidos nas respectivas ementas dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, física e química.

O NAPI está estruturando o projeto de extensão “Propondo o conhecimento e fazendo a diferença” que será desenvolvido junto à comunidade. O referido projeto envolve a comunidade estudantil da IES, que mediante ações específicas e atinentes a cada um destes desenvolve atitudes e habilidades do futuro profissional.

As ações do NAPI visam a melhoria na comunidade acadêmica, envolvendo seus aspectos sociais, culturais, históricos, pedagógicos e psicológicos:

  • Diagnosticar e acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem;
  • Promover encontros socializadores entre corpo docente, discente e comunidade;
  • Promover momentos de reflexão sobre a prática educacional;
  • Na leitura da realidade e interpretação de sua etiologia, seu estado e sua evolução naquilo que se considera problema;
  • No diálogo como forma de detectar o problema;
  • No ouvir, observar e buscar a informação das reais situações dos acadêmicos, para chegar ao ideal;
  • No respeito ao sujeito, priorizando-o para intervir na situação detectada.

O NAPI tem seu horário estabelecido para o atendimento de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno.