CPA



O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e regulamentado através da portaria MEC nº 2.051, de 09 de julho de 2004, tem por objetivo promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação de expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, de efetividade acadêmica e social e, principalmente, dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Diante da proposta de um sistema integrado e inovador, a FARO constituiu a primeira Comissão Própria de Avaliação - CPA no ano de 2006 com vigência de dois anos. A segunda Comissão foi recomposta no ano de 2009. A Comissão eleita em reunião do Conselho Superior, teve  seus membros nomeados através da Resolução nº 039/2009. A terceira Comissão, em exercício, eleita também em reunião do Conselho Superior, realizada em 25 de fevereiro de 2011 com mudança total de seus membros, foi nomeada pela Resolução CSA - de nº 02/2011, tendo sua composição paritária, em atendimento à Legislação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

 

O CPA Comissão Própria de Avaliação da FARO, se constitui em um referencial que norteia as ações da IES no que consiste na melhoria permanente da qualidade da Educação Superior, à orientação da expansão de sua oferta, ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

 

Os princípios que norteiam o Projeto de Avaliação Institucional da FARO:

  1. Extensão: necessidade de avaliar todo o complexo de atividades;
  2. Interrelacionamento: busca uniformidade básica de metodologia entre seus indicadores e as dimensões da avaliação externa;
  3. Legitimidade: tem legitimidade técnica, conduzindo os projetos de forma transparente, viável e confiável;
  4. Continuidade: garante a continuidade permanente do processo;
  5. Subsídio: fornece informações fidedignas à Administração Superior para a tomada de decisões com qualidade.

Variáveis e  Indicadores Avaliados na FARO:

  1. Docentes: titulação, forma de ingresso, regime de trabalho e qualificação;
  2. Discentes: participação em projetos (como bolsistas, colaboradores, voluntários), participação em conselhos, colegiados e reuniões estudantis;
  3. Infraestrutura: condições ambientais de trabalho e estado de conservação e disponibilidade dos equipamentos para trabalho dos funcionários;
  4. Gestão: procedimentos de distribuição de disciplinas, acompanhamento do coordenador no desenvolvimento das disciplinas, orientação acadêmica para alunos ingressantes, atendimento dos servidores ao acadêmico, incentivo à qualificação, atuação em colegiados e conselhos, ações para solução de problemas acadêmicos e avaliação da existência e da qualidade do acervo suficiente.
  5. Insumos: relação professor/ensino, professor/alunos e funcionário/gestor, planejamento do professor e da coordenação, procedimentos e instrumentos didáticos mais utilizados, instrumentos de avaliação mais utilizados, coerência da avaliação com os objetivos e encadeamento lógico das disciplinas;
  6. Pessoal Administrativo: titulação, satisfação com a IES, relacionamento com discentes, docentes e demais colegas de trabalho.

Ações Desenvolvidas pela CPA

As ações avaliativas, assim como a divulgação dos resultados, acompanham a agenda de atividades da CPA, bem como o projeto de auto-avaliação da IES.

A implementação da avaliação institucional, de acordo com a proposta do SINAES, pressupõe a definição de etapas coordenadas para o desenvolvimento das atividades: A preparação, o desenvolvimento e a consolidação. Assim, as atividades desenvolvidas consistem em reuniões com membros da CPA, de sensibilização e seminários envolvendo discentes, docentes e funcionários do corpo administrativo, na confecção da agenda de trabalho, confecção de instrumentais de coleta de dados, do novo projeto de auto-avaliação, aplicação das avaliações aos alunos, funcionários, professores bem como sistematização das avaliações aplicadas e encaminhamento do relatório síntese à Coordenação Acadêmica, com apresentação de informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e implementação de plano de ações que venham minimizar as problemáticas diagnosticadas.

 

Metodologia

A auto-avaliação da FARO organizada pelos membros da CPA e dos sub-grupos das dez dimensões avaliadas, tem a seguinte estrutura: Anualmente, o corpo docente, discente e corpo técnico-administrativo avaliam a IES e semestralmente, os acadêmicos avaliam o corpo docente referente ao processo ensino-aprendizagem, através de questionários impressos e/ou on-line no portal FARO. Os instrumentos para coleta de dados são definidos em reuniões com os membros da CPA e membros dos sub-grupos, onde para cada  seguimento um questionário específico é desenvolvido e  adaptado ao seu papel na instituição.

Quanto à metodologia por instrumento, a CPA considera as dimensões estabelecidas pela Lei 10.861/04 e, como em seu teor, orienta a própria legislação, outras perguntas são elaboradas a partir das especificidades da cultura regional e organizacional.

 

Legislação e Documentos Oficiais

Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.

Portaria 2.051, de 9 de julho de 2004 – Regulamenta os procedimentos de Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

CONAES (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior) – Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-Avaliação das Instituições.

Sugestão de roteiro para elaboração do relatório de auto-avaliação.

Anualmente, a CPA estabelece Relatório Institucional apresentando os resultados de suas ações, conforme links abaixo:

Relatório Anual 2013

Relatório Anual 2014

Relatório Anual 2015